covid-19

VÍDEO: vacinação para pessoas com comorbidades teve continuidade nesta quinta-feira

18.355

data-filename="retriever" style="width: 100%;">
Foto: Renan Mattos (Diário)
Drive-thru do Shopping Praça Nova

Teve continuidade na fria manhã desta quinta-feira a vacinação para pessoas com comorbidades em Santa Maria. Desta vez, podem receber a dose da vacina de Oxford/AstraZeneca pessoas entre 40 e 59 anos com obesidade mórbida (IMC igual ou maior que 40), diabetes, cirrose hepática, anemia falciforme e imunossupressão (transplantados de órgão sólido ou de medula óssea, pessoas vivendo com HIV/Aids, doenças reumáticas, demais indivíduos em uso de imunossupressores ou com imunodeficiências primárias, pacientes oncológicos que realizaram tratamento quimioterápico ou radioterápico nos últimos 6 meses, neoplasias hematológicas).

Até sábado, Santa Maria terá mais três ações de vacinação contra a Covid-19

O movimento no drive-thru do Shopping Praça Nova e no Clube Dores, os dois locais disponíveis nesta ação, foi menor do que o registrado nas ações para pessoas com comorbidades na semana passada. Até 10h30min, apenas metade das mil fichas disponíveis nas Dores foi distribuída.No Praça Nova, 686 pessoas retiraram uma ficha até o mesmo horário.

Mesmo com o frio de 3,2 C°, a fila começou durante a madrugada no drive-thru do shopping. Até 5h30min, mais de 250 fichas haviam sido distribuídas. No Clube Dores, a procura foi menor, com 300 fichas retiradas até por volta de 9h.

data-filename="retriever" style="width: 100%;">
Foto: Renan Mattos (Diário)
Artistas na vacinação do Clube Dores

No local de vacinação, três artistas faziam uma apresentação instrumental, vinculada ao Viva Santa Maria. Por volta de 9h15min, o movimento era tranquilo e a maior parte das cadeiras de espera já estavam vazias. Quem aproveitou para se imunizar no local foi a pedadoga Ana Maria Flores, de 59 anos. Ela chegou às 8h e recebeu a dose às 9h20min.

VacinArte leva música e diversão até os pontos de imunização contra a Covid

- A gente espera com ansiedade pela vacina diante do cenário que estamos vivendo. É uma tranquilidade receber a primeira dose, mas fico esperando pela segunda. Não está fácil tudo isso que a gente está enfrentando, perdendo amigos e conhecidos. É importante este momento, bem significativo - resumiu.

Os locais de vacinação ficam abertos até o meio-dia.

1ª dose

  • Para quem: pessoas de 40 a 59 anos com as seguintes comorbidades:Obesidade mórbida (IMC igual ou maior que 40), diabetes, cirrose hepática, anemia falciforme e imunossupressão (transplantados de órgão sólido ou de medula óssea, pessoas vivendo com HIV/Aids, doenças reumáticas, demais indivíduos em uso de imunossupressores ou com imunodeficiências primárias, pacientes oncológicos que realizaram tratamento quimioterápico ou radioterápico nos últimos 6 meses, neoplasias hematológicas)

Comprovações:

  • Declaração de morbidade, documento comprobatório de até 3 anos (exame, atestado, receita de medicação) - original e 1 cópia

Onde:

  • Clube Dores (para pedestres) - 1 mil doses
  • Shopping Praça Nova (para pessoas em veículos) - 1 mil doses

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Vacinação contra a gripe em Faxinal do Soturno está suspensa

Próximo

Com mais seis mortes, Santa Maria chega a 608 vítimas da Covid-19

Saúde